Bem vindos ao website Ferres Inteligência Contábil!

Governança Sustentável

Governança sustentável é a capacidade de fazer uso do ambiente e diminuir os impactos negativos por ventura ocasionados; permitindo que as gerações futuras possam usufruir da mesma forma. Por essa razão, a sustentabilidade pode ser considerada como um elemento ligado à governança e ao desenvolvimento econômico responsável.

Um fato notável que tem impactado a trajetória do binômio governança corporativa-sustentabilidade é o estabelecimento, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS´s), com grandes desafios para os países e suas organizações. Entre eles podemos destacar:

✅A erradicação, até o ano de 2030, da pobreza e da fome no Planeta;

✅O combate às desigualdades dentro e entre os países;

✅A construção de sociedades pacíficas, justas e inclusivas;

✅A proteção de direitos humanos, a promoção da igualdade de gênero e do empoderamento de mulheres e meninas;

✅A proteção duradoura do Planeta e seus recursos naturais entre outros tópicos.

Hoje as pressões de investidores, clientes, fornecedores e da sociedade, e sob o impacto dos ODS´s da ONU, que criam desdobramentos para os países que integram as Nações Unidas. O ESG (lclique aqui e leia nosso post sobre ESG) vem evoluindo e tem criado importante mudança no modo de atuar de parte das organizações.

Como? Contemplando o compromisso com a adoção propriamente dita de práticas mais robustas de governança e sustentabilidade. O ESG, agregou a governança corporativa como elemento fundamental para que se alcance o respeito às dimensões ambiental e social.

Governança e sustentabilidade têm evoluído de modo substancialmente assimétrico em âmbito global. Nem todos os governos ao redor do mundo estão sintonizados com a importância de mudanças práticas nas cúpulas de organizações, ou com práticas voltadas para mitigar riscos socioambientais. Ainda existem nações que não se integraram ao Acordo de Paris. E mesmo em nações cujos governos têm se comprometido com os ODS´s da ONU, a assimetria entre as organizações é considerável. Mesmo assim, avanços têm ocorrido, principalmente em organizações de maior porte e visibilidade.

A pandemia COVID-19, impôs aos países e a uma infinidade de organizações a necessidade de grandes mudanças, de novas reflexões e práticas de trabalho. Muitas organizações têm mudado seus modelos de negócios, de gestão, estratégias e processos entre outros elementos. Uma onda de criatividade tomou conta de muitas, em busca de sobrevivência e resiliência, hoje governança e sustentabilidade são fortes aliadas para a melhoria continua das organizações.